Como a área financeira pode ajudar a empresa na inovação?

Posicionando-se como aliado imediatamente!

Os profissionais financeiros podem desenvolver 5 ações para aprimorar os projetos de inovação que se encontram em andamento na empresa.
O responsável administrativo financeiro tem um problema com a inovação e toda a empresa pensa que isso é uma regra da área. Muitos, e até o líder da equipe financeira, se veem como obstáculos, não comprometidos com o mesmo propósito empresarial de incremento do processo de inovação. Apesar dessa percepção não ser a realidade, ela é palpável e passa até a existir, podendo colocar em risco a saúde e a viabilidade da organização.

A empresa deposita na área financeira a confiança de ter um árbitro e guardião contra o excesso de otimismo ou conservadorismo nas discussões e reuniões de gerenciamento de desempenho. Nessas conversas, o pessoal da área financeira deve ter uma abordagem colaborativa, no sentido de ajudar as outras equipes das demais áreas a avaliar as propostas das unidades de negócios. De que forma? Quantificando o potencial dos projetos; apurando as incertezas financeiras e estratégias associadas a novos produtos ou serviços ou a mudanças de processos ou sistemas; trabalhando para se tornarem aliados na inovação, podendo impulsionar substancialmente a criação de valor e melhorar tanto a cultura da empresa quanto o resultado.

É essencial essa mudança de atitude do pessoal da área financeira, para se tornar um aliado da inovação. A percepção precisa ser outra. Diferente de mostrar autoridade pela posse da chave do cofre, o papel na inovação é, na minha visão, desenvolver 5 ações para mudar o roteiro: construir metas de inovação nos planos de crescimento da empresa; descobrir e validar conjecturas não testadas; acelerar o processo orçamentário padrão; estabelecer métricas e capacitá-las para ajudar o processo de mudança na cultura da empresa.

Gasta-se tempo para fazer mudanças na cultura, mas o esforço e o foco da área financeira levarão ao incremento com mais eficácia na promoção da inovação corporativa, de forma que se encaixe nas aspirações gerais da empresa, promovendo a saúde financeira do negócio e a sua resiliência.
O processo de inovação trata da alocação de recursos para iniciativas que criam valor para uma empresa, podendo suscitar efeitos no setor onde ela atua.

Tarefas para a área financeira:

  • Inclua metas de inovação nos planos de crescimento da empresa;
  • Descubra e valide suposições não testadas sobre um projeto de inovação;
  • Acelere a elaboração do orçamento padrão (estático);
  • Estabeleça métricas específicas para projetos de inovação e,
  • Treine, treine e treine a sua equipe financeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.